África 21 Online
Pesquisa
Sou assinante
Destaques da edição de Agosto de 2019
(DR)
Angola - Índice de Preços no Consumidor - Províncias - Dezembro 2014
PROVÍNCIA DE LUANDA
O nível geral do Índice de Preços no Consumidor (IPC) da cidade de Luanda registou uma variação de 0,73% entre o mês de Novembro e Dezembro de 2014.
A classe “Bens e Serviços Diversos” foi a que registou o maior aumento de preços com 1,36%. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes “Vestuário e Calçado” com 1,25%; “Mobiliário, Equipamento Doméstico e Manutenção” com 1,17% e “Bebidas Alcoólicas e Tabaco” com 1,14%.
VARIAÇÃO HOMÓLOGA
A variação homóloga situa-se em 7,48% ou seja uma baixa de cerca de 0,21 pontos percentuais com relação a observada em igual período do ano anterior, o que significa manter-se claramente a tendência decrescente, iniciada em Novembro de 2010.
VARIAÇÃO POR CLASSES DE DESPESA
Das doze classes, cinco (5) apresentam taxa de 1 dígito. As restantes classes tiveram variações inferiores a unidade. As classes “Comunicações” e “Educação” não registaram variação durante o mês em análise.
CONTRIBUIÇÃO POR CLASSES DE DESPESA
A classe “Alimentação e Bebidas não Alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, seguida de “Bens e Serviços Diversos”, “Vestuário e Calçado” e “Mobiliário, Equipamento Doméstico e Manutenção”.
PROVÍNCIA DE BENGUELA
O Índice de Preços no Consumidor da província de Benguela registou uma variação de 0,29%, durante o período de Novembro a Dezembro de 2014.
A classe “Transportes” foi a que registou o maior aumento de preços com 2,89%. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes “Alimentação e Bebidas não Alcoólicas” com 0,18%; “Bens e Serviços Diversos” com 0,17% e “Habitação, Água, Electricidade e Combustíveis” com 0,14%.
A classe “Transportes” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,19 pontos percentuais durante o mês de Dezembro, seguida da classe: “Alimentação e Bebidas não Alcoólicas” com 0,08 pontos percentuais; “Habitação, Água, Electricidade e Combustíveis”; “Bens e Serviços Diversos” e “Vestuário e Calçado” com 0,01 ponto percentual cada. As restantes classes tiveram taxas inferiores a 0,01 ponto percentual.
PROVÍNCIA DE CABINDA
O Índice de Preços no Consumidor da província de Cabinda registou uma variação de 0,10%, durante o período de Novembro a Dezembro de 2014.
A classe “Transportes” foi a que registou o maior aumento de preços com 0,49%. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes “Saúde” com 0,47%; “Bebidas Alcoólicas e Tabaco” com 0,25% e “Hotéis, Cafés e Restaurantes” com 0,17%.
A classe “Alimentação e Bebidas não Alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,04 pontos percentuais durante o mês de Dezembro, seguida das classes: “Saúde” e “Transportes”; com 0,02 pontos percentuais cada; “Vestuário e Calçado” e “Bens e Serviços Diversos” com 0,01 ponto percentual cada. As restantes classes tiveram taxas inferiores a 0,01 ponto percentual.
PROVÍNCIA DE CUNENE
O Índice de Preços no Consumidor da província de Cunene registou uma variação de 0,38%, durante o período de Novembro a Dezembro de 2014.
A classe “Transportes” foi a que registou o maior aumento de preços com 0,62%. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes “Alimentação e Bebidas não Alcoólicas” com 0,52%; “Vestuário e Calçado” com 0,37% e “Lazer, Recreação e Cultura” com 0,31%.
A classe “Alimentação e Bebidas não Alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,25 pontos percentuais durante o mês de Dezembro, seguida das classes: “Transportes” com 0,09 pontos percentuais; “Vestuário e Calçado” com 0,02 pontos percentuais; “Mobiliário, Equipamento Doméstico e Manutenção” e “Lazer, Recreação e Cultura” com 0,01 ponto percentual cada. As restantes classes tiveram taxas inferiores a 0,01 ponto percentual.
PROVÍNCIA DE HUAMBO
O Índice de Preços no Consumidor da província do Huambo registou uma variação de 0,37%, durante o período de Novembro a Dezembro de 2014.
A classe “Transportes” foi a que registou o maior aumento de preços com 1,18%. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes “Bebidas Alcoólicas e Tabaco” com 0,89%; “Vestuário e Calçado” com 0,84% e “Habitação, Água, Electricidade e Combustíveis” com 0,67%.
As classes “Transportes” e “Alimentação e Bebidas não Alcoólicas” foram as que mais contribuíram para o aumento do nível geral de preços, com 0,11 pontos percentuais cada durante o mês de Dezembro, seguida das classes: “Habitação, Água, Electricidade e Combustíveis” com 0,06 pontos percentuais e “Vestuário e Calçado” com 0,04 pontos percentuais. As restantes Classes tiveram contribuições inferiores a 0,04 pontos percentuais.
PROVÍNCIA DE HUÍLA
O Índice de Preços no Consumidor da província da Huíla registou uma variação de 0,35%, durante o período de Novembro a Dezembro de 2014.
A classe “Transportes” foi a que registou o maior aumento de preços com 1,59%. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes “Bens e Serviços Diversos” com 0,46%; “Alimentação e Bebidas não Alcoólicas” com 0,36% e “Mobiliário, Equipamento Doméstico e Manutenção” com 0,31%.
A classe “Alimentação e Bebidas não Alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,21 pontos percentuais durante o mês de Dezembro, seguida das classes: “Transportes” com 0,10 pontos percentuais; “Mobiliário, Equipamento Doméstico e Manutenção” com 0,02 pontos percentuais; “Bens e Serviços Diversos” e “Vestuário e Calçado” com 0,01 ponto percentual cada. As restantes classes tiveram taxas inferiores a 0,01 ponto percentual.
PROVÍNCIA DE NAMIBE
O Índice de Preços no Consumidor da província do Namibe registou uma variação de 0,47%, durante o período de Novembro a Dezembro de 2014.
A classe “Transportes” foi a que registou o maior aumento de preços com 0,92%. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes “Vestuário e Calçado” com 0,78%; “Alimentação e Bebidas não Alcoólicas” com 0,60% e “Saúde” com 0,39%.
A classe “Alimentação e Bebidas não Alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,35 pontos percentuais durante o mês de Dezembro, seguida das classes: “Transportes” e “Vestuário e Calçado” com 0,05 pontos percentuais cada, “Saúde” e “Mobiliário, Equipamento Doméstico e Manutenção” com 0,01 ponto percentual cada. As restantes classes tiveram taxas inferiores a 0,01 ponto percentual.
INE Angola
Nota de Imprensa N.º12 - IPC Províncias
Dezembro 2014
Siga o portal África 21