África 21 Online
Pesquisa
Sou assinante
Destaques da edição de Agosto de 2019
O Presidente João Lourenço apelou nesta terça-feira, 30 de Julho, aos empresários para que façam um aumento do investimento na economia, de forma a melhorar a oferta de emprego, principalmente no sector privado.
O apelo foi feito no discurso de abertura do Fórum Empresarial, ocasião em que o governante reconheceu que os níveis de desemprego subiram devido à recessão registada nos últimos anos.
“Trata-se de um problema que deve preocupar a todos e que só será resolvido com o aumento do investimento na economia, sobretudo do investimento privado”, declarou o Chefe de Estado.
Para o estadista, só com o aumento do investimento o país poderá voltar a crescer do ponto de vista económico, criara mais postos de trabalho e proporcionar aos angolanos, em particular a juventude, melhores rendimentos e por esta via, aumentar o bem-estar das famílias.
Para combater o desemprego, o Executivo vai apostar nos próximos três anos, na criação de 250 mil postos de trabalho em diversas áreas, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE). Este programa cujo valor de execução esta avaliado em 21 mil milhões de kwanzas, foi aprovado recentemente pelo Chefe de Estado, através do Decreto 113/19 de 16 do mês de julho, incluindo dez mil microcréditos e a distribuição de 42 mil kits profissionais.
Além dos beneficiários directos, pretende-se com a distribuição dos kits profissionais, promover o associativismo e beneficiar indirectamente, 250 mil cidadãos.
Siga o portal África 21