Publicidade

Publicidade

Publicidade

África 21 OnlineÁfrica 21 Online

Registre-se na nossa newsletter e mantenha-se informado.
África 21 no Facebook

África 21 Online

Pesquisa

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook

Edição Impressa

Edição do Mês

Destaques da edição de Março de 2019

MÉDIO ORIENTE

Nas areias movediças do Médio Oriente

ÁFRICA

Drogas em África As novas rotas do tráfico de heroína

ÁFRICA

A África a mercê de um Triângulo Voraz

ÁFRICA

África Oriental O regresso ao grande investimento nos Caminho-de-ferro

MUNDO

RefugiadosAs cifras da vergonha!

ÁFRICA

Estaca da África em Brexit

MUNDO

Racistas ou nem por isso?

EGITO

O futuro do Egipto passa pela energia solar

Rádio

Publicidade

Saúde

Memória Deixaram-nos em 2018

| Editoria Saúde | 20/12/2018

-A / +A

Imprimir

-A / +A

O ano de 2018 chegou ao fim, entre muitos sorrisos e lágrimas, alguns acontecimentos emocionantes marcaram nossos corações e vidas para sempre. Relembre as celebridades e famosos que morreram em 2018; deixando milhares de admiradores e seguidores; morreram velhos, no termo de carreiras, de décadas ou pelo contrário, uns partiram “demasiado cedo”.

2/01 Guida Maria Com um currículo grandioso a artista participou de aproximadamente 40 peças, entre elas estão obras como "A mãe", "Auto da geração humana", "A casa de Bernarda Alba" e, uma das mais conhecidas em sua carreira, " Os monólogos da vagina ". A atriz portuguesa faleceu aos 67 anos deixando uma filha, também atriz, Julie Sergeant.

5/01 John Watts Young, foi um astronauta norte-americano selecionado pela Agência NASA, e o nono homem a pisar na Lua, em 1972, no comando da missão Apollo 16.Young foi um dos mais experientes de todos os astronautas dos Estados Unidos, tendo ido ao espaço por seis vezes e comandando missões nos Projetos GeminiApollo e no programa do ônibus espacial, único astronauta a realizar este feito, o que o tornou uma verdadeira lenda da exploração humana do espaço. Por ir a Lua duas vezes, é chamado de "o homem que conhece a Lua de todos os ângulos". Morreu com 87 anos.

9/01 Hugh Masekela, trompetista de jazz faleceu aos 78 anos de idade.  O músico ganhou notoriedade ao escrever diversas músicas contestando o regime segregacionista em seu país, África do SulHugh Masekela, compôs grandes músicas, como " Grazing in the Grass " e " Up, up and away " que se tornaram muito populares nos anos 60’.  

14/02 Morgan Richard Tsvangirai, foi um sindicalistaativista de direitos humanos e político do Zimbábue, antigo primeiro-ministro do país, depois do acordo de divisão de poder que foi estabelecido com o então presidente Robert Mugabe depois das eleições presidenciais, em setembro de 2008. Foi presidente do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), principal partido de oposição do país; foi vítima de câncer aos 66 anos.

27/02 Ficou conhecido como Quini, mas também era chamado de El BrujoQuinocho e Quinigol. Esse último justificava-se por seu faro de gol, que lhe fez ser artilheiro cinco vezes no campeonato espanhol, em 1974/75, 1976/77 e três seguidas em 1980/81, 1981/82 (onde também conquistou seu único título na Liga) e 1982/83; as três primeiras pelo Real Sporting de Gijón, clube que defendeu de 1968 a 1980 e de 1984 a 1987 e as duas últimas pelo Barcelona, o outro único clube que defendeu, entre 1980 e 1984. Morreu aos 68 anos, vítima de infarto.

14/03 Stephen William Hawking foi um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas do século. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano emérito na Universidade de Cambridge, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Faleceu com 76 anos.

1/04 José Efraín Ríos Montt, Político e general, foi presidente da Guatemala de 23 de março de 1982 a 8 de agosto de 1983; apoiado por um golpe militar e governou como ditador durante 18 meses. Tinha 91 anos.

2/04 Winnie Madikizela-Mandela tinha 81 anos, foi enfermeira, política e ativista sul-africana, ficou mundialmente conhecida como esposa de Nelson Mandela durante o período da prisão do líder sul-africano.

 

{Texto publicado na edicção 135 da revista África21}

 

Imprimir

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook
África 21 Online

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade