África 21 Online
Pesquisa
Sou assinante
Destaques da edição de Agosto de 2019
Os primeiros gémeos de gorilas ocidentais nasceram em Dzaga-Sangha, uma área protegida no sudoeste da RCA e onde esta espécie de encontra ameaçada, devido à caça furtiva e à perda de habitat.
«Estes pequenos gémeos são um êxito, mas os gorilas continuam a enfrentar sérias ameaças»
(DR)
A novidade foi dada pela organização ecologista WWF. «Estes são os primeiros gémeos que nascem em Dzanga-Sangha e o seu nascimento é um momento incrível para todos os que trabalharam tanto para adaptar e conservar estes gorilas nos últimos 16 anos», disse o responsável do programa de grandes símios africanos da WWF, David Greer, em comunicado.
Os bebés foram vistos pela primeira em Bai Hokou, em finais de janeiro, abraçados à mãe, Malui, enquanto o pai, Makumba, estava de pé junto da família, para a proteger.
«Estes pequenos gémeos são um êxito, mas os gorilas continuam a enfrentar sérias ameaças, como a caça furtiva, as doenças e a perda de habitat na África central», recordou Greer, que trabalha nesta reserva centro-africana há oito anos.
Os nascimentos da espécie oriental são frequentes, mas no caso dos gorilas ocidentais a reprodução é mais rara. E isto é ainda mais preocupante tendo em conta que os gorilas que habitam no centro de África estão em risco de extinção.
Redação com Agência
Siga o portal África 21