Publicidade

Publicidade

Publicidade

África 21 OnlineÁfrica 21 Online

Registre-se na nossa newsletter e mantenha-se informado.
África 21 no Facebook

África 21 Online

Pesquisa

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook

Edição Impressa

Edição do Mês

Destaques da edição de Agosto de 2019

ÁFRICA

EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA EM ÁFRICA, UMA BOMBA AO RETARDADOR

ÁFRICA

O PARADIGMA PARTICULAR DA DEMOGRAFIA VERSUS DESENVOLVIMENTO

ANGOLA

EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA UMA BOMBA DE EFEITO RETARDADO

EUROPA

O PESADELO DEMOGRÁFICO QUE ASSOMBRA A EUROPA

MOÇAMBIQUE

POR ALGUNS DÓLARES MAIS

MUNDO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODEM ENGENDRAR “APARTHEID GLOBAL”

VENEZUELA

O CAPCIOSO RELATÓRIO BACHELET

ÁFRICA

RUMO A UMA ÁFRICA INTEGRADA E PRÓSPERA

Estudos

As dez marcas africanas com mais valor em 2014

| Editoria Estudos | 09/05/2015

-A / +A

Imprimir

-A / +A

No mundo «hiperconectado» de hoje, a imagem é tudo. Basta pensarmos nas marcas que conhecemos para nos apercebermos disto de imediato. É certo que, sem uma imagem forte e um nome que inspire confiança, nenhuma marca ou empresa é competitiva e consegue «vencer» o mercado.

A revista African Business Review fez, a este propósito, um ranking das dez marcas africanas com mais valor em 2014.


1. MTN

A MTN voltou a colocar-se no n.º 1 do top 100 das marcas africanas mais valorizadas. Valendo mais de 5,4 mil milhões de dólares, é a maior empresa de comunicações de África e foi pioneira na abertura de linhas de comunicação através do continente. Hoje em dia, os pagamentos dependem em muito das comunicações móveis, por exemplo, e o mesmo acontece com os cuidados médicos ou com os negócios. A MTN foi essencial para tornar tudo isto possível, numa perspetiva infraestrutural e operacional.

2. ABSA

O ABSA Group Limited é um dos maiores fornecedores de serviços financeiros do continente, providenciando banca de negócios e pessoal, cartões de crédito, banca corporativa e de investimento, gestão de investimento e seguros bancários. (ABSA é a sigla de «Amalgamated Banks of South Africa».)

3. NNPC

A Nigerian National Petroleum Corporation (NNPC) é a empresa estatal de petróleos da Nigéria. É através dela que o governo nigeriano regula a indústria petrolífera do país e participa nesta. E a empresa é considerada a mais fiável no setor do petróleo e do gás em África.

4. Eskom

A Eskom é a empresa de eletricidade sul-africana. Foi criada em 1923, na altura como ESCOM (Electricity Supply Commission), pelo governo do país. Era também conhecida pelo seu nome em afrikaans, Elektrisiteitsvoorsieningskommissie (EVKOM). Os dois acrónimos foram combinados em 1986 e daí em diante a empresa passou a ser conhecida como Eskom. É a maior produtora de electicidade em África. Está no sétimo lugar do top das empresas mundiais com mais capacidade de geração de energia e no nono em termos de vendas.

5. ShopRite

A ShopRite é uma empresa de comércio e fast-food baseada na África do Sul. Opera mais de 1400 espaços, diretamente ou em franchise, distribuídos por 16 países de África e também pelas ilhas do oceano Índico.

6. Dangote

O Dangote Group é o maior aglomerado industrial da África Ocidental, e um dos maiores de África. Teve lucros de 3 mil milhões de dólares em 2013. Emprega mais de 26 mil pessoas e é dirigido por Aliko Dangote – o homem mais rico de África.

7. Woolworths

A Woolworths Holdings Limited é mais uma empresa sul-africana presente neste top 10. Consiste numa cadeia de lojas de retalho – sendo uma das maiores da África do Sul. Tem como modelo uma outra cadeia de renome, a britânica Marks & Spencer.

8. Globacom

A Globacom Limited é uma multinacional nigeriana da área das telecomunicações, com sede em Lagos. É uma empresa privada, que começou os seus negócios em agosto de 2003.

9. Pick n Pay

A Pick n Pay é a segunda maior cadeia de supermercados da África do Sul. Estabeleceu-se em 1967. Está também presente em muitos outros países da zona sul do continente, como Moçambique, Botswana, Zâmbia, Zimbabwe, Lesoto ou Namíbia. Dos planos para o futuro fazem parte as Maurícias, que terão lojas Pick n Pay muito em breve, e também o Malawi.

10. Vodacom

O Vodacom Group Limited é um grupo de comunicações africano. Fornece serviços de voz, texto, imagem e dados, isolados ou agrupados, a mais de 55 milhões de clientes. Faz parte do Vodafone Group, global.

Redação

Imprimir

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook
África 21 Online

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade